GRUPO EXÚ NA REDE SOCIAL A CASA DA PAZ

Exu é o Orixá de ligação entre os homens e os outros Orixás. Fato este que o coloca muito próximo dos homens, quase como numa cumplicidade ou proteção. É como se ele estivesse sempre em contato constante com os homens, fazendo parte de suas vidas, desejos, ambições, sonhos, alegrias, tristezas, ... Por essa intimidade com os homens ele é chamado carinhosamente de Cumpadre.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Exú Sr. SETE - Exú Maioral: Exú Lucifér (Comanda todas as linhas de Exús)

Exú Sr. SETE - Exú Maioral: Exú Lucifér (Comanda todas as linhas de Exús)



Exú Maioral: Exú Lucifér (Comanda todas as linhas de Exús)

Abaixo do Maioral existem sete Exús que comandam as sete linhas, cada um deles responde a um Orixá.



Exú Sete-Encruzilhadas (Oxalá)

Pomba Gira (Iemanjá)

Exú Tiriri (Ibejada)

Exú Gira-Mundo (Xangô)

Exú Tranca-Ruas (Ogum)

Exú Marabô (Oxossí)

Exú Pinga-Fogo (Obaluaye)


Cada um destes Exús comanda outros sete Exús que fazem o cruzamento de dois Orixás sendo sua ponte de ligação.

Oxalá

7 - Exú Sete Encruzilhadas
Comando negativo da linha

6 - Exú Sete Pembas
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exú Sete Ventanias
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exú Sete Poeiras
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exú Sete Chaves
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exú Sete Capas
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exú Sete Cruzes
Representante negativo na linha de Obaluaye







Iemanjá


7 - Exú Maré

Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exú Pomba Gira

Comando negativo da linha



5 - Exú Má-canjira


Representante negativo na linha deIbeji

4 - Exú Carangola


Representante negativo na linha de Xangô



3 - Exú Naguê


Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exú Maria Mulambo

Representante negativo na linha de Oxóssi


1 - Exú Maria Padilha
Representante negativo na linha de Obaluaye




Ibejada

7 - Exú Veludinho da Meia Noite
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exú Manguinho
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exú Tiriri
Comando negativo da linha

4 - Exú Lalú
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exú Toquinho
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exú Mirim
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exú Ganga
Representante negativo na linha de Obaluaye



Xangô


7 - Exú Pedreira
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exú Calunga
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exú Corcunda
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exú Gira Mundo
Comando negativo da linha

3 - Exú Meia Noite
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exú Mangueira
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exú Ventania
Representante negativo na linha de Obaluaye





Ogum

7 - Exú Tira Teimas
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exú Tira Toco
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exú Limpa Trilhos
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exú Tranca Gira
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exú Tranca Ruas
Comando negativo da linha

2 - Exú Veludo
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exú Porteira
Representante negativo na linha de Obaluaye





Oxossí

7 - Exú da Campina
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exú Bauru
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exú Lonan
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exú Capa Preta
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exú Pemba
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exú Marabô
Comando negativo da linha

1 - Exú das Matas
Representante negativo na linha de Obaluaye





Obaluaye /Omulu

7 - Exú Pinga Fogo
Comando negativo da linha

6 - Exú Alebá
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exú Bára
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exú Come Fogo
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exú do Lodo
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exú Brasa
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exú Caveira
Representante negativo na linha de Oxalá

3 comentários:

  1. gostaria de saber sobre o exu raio de fogo.

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    1. Santa Bárbara desceu do Céu com Raio de Fogo na mão, me disseram que ela era feiticeira, Santa Bárbara não é feiticeira não […] ♪

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  2. Na Umbanda a caridade é lei maior, e esses espíritos, com aspectos mais bizarros, que se manifestam em médiuns são, na verdade, outra classe de entidades, espíritos marginalizados por seu comportamentoante a vida, verdadeiros bandos de obsessores, de vadios, que vagam sem rumo nos sub-planos astrais e que são, muitas vezes, utilizados por outras inteligências, servindo a propósitos menos dignos. Além disso, encontram médiuns irresponsáveis que se sintonizam com seus propósitos inconfessáveis e passam a sugar as energias desses médiunse de seus consulentes, exigindo “trabalhos”, matanças de animais eoutras formas de satisfazerem sua sede de energia vital. São conhecidos como os quiumbas, nos pântanos do astral. São maltas de espíritos delinqüentes, à semelhança daqueles homens que atualmente são considerados na Terra como irrecuperáveis socialmente, merecend oque as hierarquias superiores tomem a decisão de expurgá-los do ambiente terrestre, quando da transformação que aguardamos neste milênio.
    Os médiuns que se sintonizam com essa classe de espíritos desconhecem a sua verdadeira situação. Depois, existe igualmente um misticismo exagerado em muitos terreiros que se dizem umbandistas e se especializam em maldades de todas as espécies, vinganças e pequenos “trabalhos”, que realizam em conluio com os quiumbas e que lhes comprometem as atividades e a tarefa mediúnica. São, na verdade, terreiros de Quimbanda, e não de Umbanda.Usam o nome da Umbanda como outros médiuns utilizam-se do nome de espíritas, sem o serem.
    Os espíritos que chamamos de Exus são, na verdade, os guardiões, os atalaias do Plano Astral, que são confundidos com aqueles dos quais falei. São bondosos, disciplinados e confiáveis. Utilizam o rigor a que estão acostumados para impor respeito, mas são trabalhadores do Bem. São eles os verdadeiros Exus da Umbanda, conhecidos como guardiões, nos sub-planos astrais ou umbral.
    Verdadeiros defensores da ordem, dadisciplina, formam a polícia do mundo astral, os responsáveis pela manutenção da segurança, evitando que outros espíritos descompromissados com o bem instalem a desordem, o caos, o mal. Tem experiência nessa área e se colocam a serviço do bem, mas são incompreendidos em sua missão e confundidos com demônios e com os quiumbas, os marginais do mundo astral. Não exigem nem aceitam "trabalhos", despachos ou outras coisas ridículas das quais médiuns irresponsáveis, dirigentes e pais de sant oignorantes se utilizam para obter o dinheiro de muitos incautos que lhes cruzam os caminhos. Isso é trabalho de Quimbanda, de magia negra. Nada tem a ver com a Umbanda!
    Fonte: CASA DE CARIDADE ROSA casadecaridaderosa.blogspot.com/2011/04/exu-entidade-de-luz-sim.html


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